sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Exercite-se ao ar livre… É muito bom!

Não é de hoje que já sabemos o quanto exercício faz da nossa vida muito mais saudável. Entre tantos benefícios que ele pode nos proporcionar, perder peso, eliminar o estresse e se sentir de bom humor estão entre os principais. Muitas vezes nossa rotina atordoada impede uma prática constante, porém, é possível adaptar um pouco seu dia para que o exercício se enquadre, nem que seja adaptando espaços ou criando momentos propícios.

E uma excelente opção para você iniciar de vez uma nova vida é a prática de exercícios ao ar livre. Não há nada melhor do que estar livre para se exercitar, se movendo entre os mais diferentes lugares, em contato com a natureza e com outras pessoas que comungam desse mesmo propósito de vida.

Pensando em quem está disposto a encarar alguns exercícios ao ar livre, separamos algumas dicas sobre as principais modalidades. Veja abaixo:

Os Segredos da Caminhada


Se você não está com tempo de sobra, mas mesmo assim está disposto a queimar calorias e começar um rotina saudável, a caminhada é a melhor opção. É um exercício fantástico, pois não há necessidade de equipamentos específicos e de alto valor. Praticar caminhadas rotineiras é bom, pois pode lhe ajudar a livrar-se do estresse do seu dia de trabalho, além, é claro, de ajudar na queima de calorias. Se você não mora próximo de um parque ou de uma praça, não se intimide, caminhe pelas ruas do seu bairro e aproveite para conhecer melhor os detalhes da vizinhança.


O indicado é caminhar por 30 minutos todos os dias da semana, com essa carga você já poderá reduzir os riscos de doenças cardíacas, bem como o risco de diabetes e pressão arterial elevada.

Se o seu objetivo é perder peso, a carga de exercícios diários é de 60 minutos. Se a falta de tempo é um inibidor, use das situações do dia a dia para executar essa tarefa. Você pode andar para pegar os filhos na escola ou fazer compras no supermercado, ou você também pode aproveitar a oportunidade para passear com o cachorro.

Andar a pé é ótimo para fortalecer o sistema cardiovascular e é bom para os ossos. Falamos que você não precisaria de nenhum acessório específico, porém, indicamos a compra de um tênis apropriado, pois ele será uma ótima proteção para sua pisada.

Aderindo a nova moda: A Corrida!


Só a caminhada já não basta? O seu corpo pede algo a mais? Chegou a hora de partir para uma nova etapa de exercícios: a corrida! Se você quer perder peso, a corrida ajuda a queimar mais calorias do que caminhar. O único detalhe é que ele pode ser ruim para as articulações: joelhos, tornozelos e quadris.


Portanto, a chave é começar devagar e, com o passar do tempo, aumentar o ritmo e o tempo. Tome muito cuidado e não deixe que a ansiedade tome conta de você. Não extrapole as etapas. Faça corridas de leve e deixe seu corpo sentir, aos poucos, a sua nova rotina de vida. Caso você parta para o “tudo ou nada”, seus joelhos, tornozelos e os quadris vão sentir.

Para uma boa corrida você precisa de um bom tênis – e não esqueça de fazer um nó forte que garanta que o tênis não se desamarre. Opte por estradas (ruas) que tenham um bom asfalto. Evite ruas de chão batido ou com muitos buracos, assim, você evita acidentes e mantém a saúde dos joelhos e tornozelos.

Ande de Bicicleta


Andar de bicicleta é um ótimo exercício cardiovascular e também é uma ótima opção para quem gosta de exercícios ao ar livre, pois permite que você tenha momentos para fazer exercícios e pensar um pouco na vida, livrando-se do estresse do trabalhou ou de casa. Além disso, é um exercício super divertido!


Claro que não é um esporte barato, porém, você consegue comprar os equipamentos para começar a pedalar sem muito esforço. É importante que a bicicleta seja adequada para o seu porte físico, caso contrário, você vai fazer muito esforço com os joelhos e costas. Entre os acessórios essenciais para a prática do ciclismo, destacam-se o capacete, luvas, cotoveleiras, sinais de iluminação e buzina. Além disso, não abra mão de uma boa bicicleta.

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